Pages

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Parque do Ibirapuera - Um pedacinho do Japão

Na manhã do dia 27 de setembro, em São Paulo, o time Escutatória decidiu correr o risco de tomar chuva e saiu em direção ao Parque do Ibirapuera, cruzando os dedos para que o tempo fechado mudasse. Além do clima ter melhorado, nos divertimos no parquinho, caminhamos ao lado de skatistas que faziam manobras radicais, conhecemos a OCA (Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, projetado por Oscar Niemeyer em 1951) e tivemos uma experiência maravilhosa no Pavilhão Japonês, que completa 60 anos em 2014.

O local é um recanto de calmaria, em meio à movimentada capital paulista. Em seu interior, deparamo-nos com um belo edifício (inspirado no Palácio Katsura, em Quioto), jardins repletos de plantas ornamentais, uma exposição de cultura japonesa, com peças de cerâmica, trajes e objetos típicos; além de um lago de coloridas carpas.


Na entrada, o susto! O ingresso ao pavilhão era pago e nós não tínhamos dinheiro. Já estávamos pensando em ir embora, quando uma senhora se aproximou e perguntou quantos éramos. Respondemos sua pergunta e ela se ofereceu para pagar nossa entrada, sem nem pensar duas vezes! Maria do Carmo, nós não temos palavras para agradecer a sua generosidade!

Dentro do pavilhão, outra surpresa: duas mulheres, lindamente vestidas com kimonos, nos perguntaram se não gostaríamos de passar a manhã com elas, realizando uma vivência, durante a qual deveríamos observar o ambiente, sem fotografá-lo. É claro que aceitamos o convite de muito bom grado, não? Em seguida,  ouvimos as mais belas lendas japonesas, contadas por Tiemi Yamashita e ao final, registramos nossas impressões, fotografando tudo com nossos celulares.


De volta a Uberlândia, escrevemos à Tiemi, narrando o que achamos de tudo isso. Quer saber nossa opinião?
Confira no post: Parque do Ibirapuera - Cartas para Tiemi

0 comentários:

Postar um comentário