Pages

sexta-feira, 6 de junho de 2014

EMCANTAR

EMCANTAR é um Grupo que emcanta com Arte e Educação.

Formalmente, se constitui como uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, com título de OSCIP, que atua desde 1996 nas áreas de Cultura, Educação e Meio Ambiente nas cidades mineiras de Araguari e Uberlândia, cuja visão é EMCANTAR PESSOAS com a missão de promover o encantamento e a cultura do brincar, por meio de ações artísticas e educacionais para infância e juventude. Sua ação se divide em duas frentes: Grupo Artístico EMCANTAR e Projetos Sociais de Arte Educação.

Grupo Artístico EMCANTAR


O grupo artístico desenvolve um trabalho musical, que mescla tradição da cultura popular, inovação e criatividade, por meio de apresentações que levam uma concepção de arte capaz de proporcionar um novo olhar sobre a vida, encantamento com o mundo e sentido de pertencimento e cidadania. Durante sua história, já foram realizadas mais de 600 apresentações musicais, gravação dos CDs EMCANTAR (1999), MUTIRÃO (2003), Kit PARANGOLÉ - Canções e Brincadeiras (2009), DVD Parangolé (2010), Livro-CD ESCUTATÓRIA (2012), DVD ESCUTATÓRIA (2013) e KIT ENTREDENTES (2013).

Projetos Sociais de Arte- Educação



A frente educacional desenvolve projetos sociais de arte-educação com foco em vivência e criação artísticas, tendo a educação socioambiental como tema transversal, envolvendo educadores e alunos de escolas públicas, funcionários de instituições empresariais, crianças e jovens da comunidade em Araguari e Uberlândia. Atualmente são realizadas oficinas semanais com 400 crianças e adolescentes com foco nas linguagens artísticas como literatura, audiovisual e artes integradas, visando, por meio de práticas culturais, o desenvolvimento de habilidades e competências para a vida e o mundo do trabalho. Cerca de 3.000 educadores e 20.000 crianças e adolescentes já foram envolvidos nas ações realizadas e, além da formação para o desenvolvimento humano, destacam-se nesses projetos a produção de apresentações artísticas, o CD ARTE DE FATO (2008), três edições do livro IDEIAS INCONTIDAS (2011-2013), duas edições do livro PALAVRAS QUE BRINCAM (2011-2012), e uma edição do DVD OLHO PORTÁTIL (2012).

Tecnologia Educacional Escutatória

ESCUTATÓRIA é também o nome da tecnologia educacional desenvolvida pelo grupo em seus projetos de formação. Esta metodologia baseia-se na consciência de que todos os indivíduos possuem a arte dentro de si, necessitando, na maioria dos casos, de oportunidades que estimulem suas formas de expressão.  Como tais manifestações são diferentes em cada indivíduo, esta proposta apresenta-se como plataforma para o desenvolvimento de criações artísticas coletivas, interações estéticas, trocas colaborativas, enfim, esculturas de histórias em que a vivência da arte, entendida como atributo essencial da condição humana, é a chave para o encantamento. Em 2014, o EMCANTAR realiza projetos sociais com foco no desenvolvimento humano por meio das linguagens como literatura, artes integradas, audiovisual, canto, teatro, percussão e brincadeiras populares. Participam desses projetos ao todo 400 crianças e adolescentes das cidades de Uberlândia e Araguari, com formações semanais e resultados finais como espetáculos, livro, DVD e conteúdos publicados na internet.

Um comentário:

  1. o projeto emcantar mudou minha vida e e por isso que eu convido voce telespectador a conhecer nosso projeto educacional

    ResponderExcluir