NOVO BLOG!

Conheça o blog do projeto Transforma Oficinas de Artes Cênicas

Tecnologia ESCUTATÓRIA

Conheça sobre a tecnologia educacional

Literatura

Incentivo a leitura

Acesse

Outros projetos sociais

Pages

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Passeio cultural: Parque gráfico

Depois do sucesso da visita à Biblioteca Municipal de Uberlândia (no começo do ano), a turma Parágrafo* realizou, no dia 22 de outubro, seu segundo passeio cultural.

Dessa vez, o objetivo foi conhecer o Parque Gráfico da Algar Mídia, onde são impressos milhares de jornais todos os dias. Percorremos o local, conversando com os profissionais envolvidos na composição, editoração e impressão dos jornais; e observando as máquinas utilizadas no processo.

Além de interessante, a experiência foi muito enriquecedora e nos deixou morrendo de vontade de escrevermos o nosso próprio jornal! Vamos ver o que vai sair daí...

Confira abaixo as fotos do passeio:






* grupo de aproximadamente 20 crianças, de idades compreendidas entre 6 e 10 anos, participantes das oficinas de literatura desde Março/2015.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Conto coletivo: Por que as lágrimas são salgadas?

Você sabe por que as lágrimas são salgadas?

Nessa semana, a turma Dois Pontos resolveu aproveitar a oficina de literatura para criar um conto coletivo que explicasse a razão.

Além de termos tido uma manhã super divertida, exercitamos o trabalho em equipe e conseguimos escrever uma história que nos deixou muitíssimo satisfeitos.

Esperamos que você goste da leitura.

Por que as lágrimas são salgadas?


Há muito tempo atrás, havia um casal muito bonito. Eles se chamavam Isabel e Isaías e eram os primeiros humanos do mundo. Eles gostavam muito de nadar nos rios, comer frutas, correr atrás dos animais, caçar borboletas, jogar bola e pegar vagalumes.

Como a vida deles era muito doce, quando eles choravam (ou porque estavam muito alegres, ou quando algum animal morria), suas lágrimas também eram doces.

Mas certo dia, houve uma forte tempestade e o rio ficou muito cheio. A enchente estava muito forte e ali perto, um cachorrinho chamado Beethoven estava brincando com uma pedra preciosa, quando então os dois caíram no rio e foram levados pela correnteza.

A Isabel gritou:

- Minha pedra preciosa!

E o Isaías gritou:

- Meu cão precioso!

E os dois pegaram o barco que eles tinham construído para pescar e foram salvar o Beethoven e a pedra.

Eles conseguiram alcançar o cachorro e o puxaram para dentro do barco, mas a pedra afundou na água e o rio a foi levando.

Então Isabel falou:

- Será que algum dia eu vou rever a minha pedra preciosa outra vez?

- Calma. – disse o Isaías – A gente vai conseguir encontrar a sua pedra. É só ir descendo o rio e ver onde ele vai dar.

Então eles foram navegando até chegarem onde o rio desaguava no mar.

Assustado, o Isaías falou:

- Nossa! Que lugar mais cheio de nada!

E a Isabel completou:

- Nunca vi igual! Esse rio é enorme de grande! Eu nunca vou achar a minha pedra.

Ela fez uma cara muito triste e o Isaías tentou animá-la:

- Vamos tentar. É só a gente nadar.

Então os dois pularam do barco, enquanto o Beethoven ficava esperando. Eles precisavam nadar com os olhos bem abertos, para ver se enxergavam a pedra, e entrou muita água nos olhos deles.

Isabel e Isaías nadaram por muitos dias, mas não conseguiram encontrar nem sinal da pedra.

Um mês depois, cansados de só encontrar areia, eles finalmente desistiram e resolveram voltar para casa com o Beethoven.

A Isabel ficou tão triste que veio chorando o caminho todo e o Isaías, triste de ver a mulher chorar, começou a chorar também.

Os dois perceberam que suas lágrimas tinham ficado salgadas por causa da água do mar e daí em diante, todas as pessoas que nasceram passaram a chorar salgado.


Produção coletiva da turma Dois Pontos


quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Chama o Lourival


Confira a reportagem exibida no programa Balanço Geral sobre as oficinas de audiovisual do projeto Tecnologia Escutatória com a divertida presença do famoso Lourival.






quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Bate-papo com uma escritora

Para fechar o mês de setembro, duas das turmas de literatura tiveram a oportunidade de fazer uma visita à chácara da escritora uberlandense Martha Pannunzio, com o intuito de entender um pouco mais do que é o dia-a-dia de um escritor, quais são os seus desafios e as suas motivações para escrever. Como autores que somos, prestes a lançar o nosso livro (Ideias Incontidas 4), podemos dizer que essa foi uma experiência riquíssima!

Além de termos dado boas risadas e de termos ouvido um punhado de casos, fizemos várias perguntas, passeamos pela chácara, ganhamos um saco de tamarindos e até fizemos amizade com uma linda espécime de mutum, chamada Zefa!


Nosso trabalho com a obra de Martha Pannunzio vem sendo efetuado desde o começo do ano, por meio do estudo de sua biografia e da leitura coletiva da obra "Era uma vez um rio", que muito nos emocionou.

Não temos palavras para agradecer pela oportunidade e pela força que o passeio nos deu para que pudéssemos continuar o nosso trabalho.

Livros publicados pela autora:

- Veludinho
- Os 3 capetinhas
- Bicho do mato
- Era uma vez um rio
- Bruxa de pano
- Você já viu gata parir?

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Curta-metragem: Entre Mente e Coração

Temos um presente para você!!!
O filme Entre Mente e Coração está online! Você irá conferir cada frame dessa obra prima.
Cena do filme
Os participantes tiveram um linda caminhada para chegar ao final dessa obra e acompanhamos tudo pelo blog...
Você não acompanhou? .... Não se preocupe!! Clique aqui e saiba de todo  o processo.

Vamos ao que interessa agora?! Prepara a pipoca e chame todos que estão com você para assistir Entre Mente e Coração


Até a próxima!
Luz, Câmera e Ação...

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Projeto Curupira encanta comunidade Araguarina

O Grupo Artístico do Curupira fechou a temporada de apresentações na comunidade em grande estilo!! 

Em agosto, voltando das férias a meninada foi convidada para finalizar o Evento Mutirão das Fiandeiras na Comunidade São Vicente de Paulo. Foi uma festança muito boa e os participantes ficaram emocionados em compartilhar sua arte com os idosos da casa.

E para trazer mais estímulo aos artistas, dia 27 de setembro, num lindo domingo, depois de um delicioso café da manhã a criançada se apresentou na Assembleia Geral dos Vicentinos, que aconteceu no Educandário Lar da Criança. A apresentação foi aplaudida em pé com muito entusiasmo pelo público que ficou encantado com a descontração dos pequenos cantadores.