NOVO BLOG!

Conheça o blog do projeto Transforma Oficinas de Artes Cênicas

Tecnologia ESCUTATÓRIA

Conheça sobre a tecnologia educacional

Literatura

Incentivo a leitura

Acesse

Outros projetos sociais

Pages

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Alvorada Cultural :: Música, arte, cultura e lazer

No dia 06 de Dezembro aconteceu a 7ª edição do "Alvorada Cultural". O Alvorada Cultural vem se consagrando como importante evento de democratização cultural na região leste de Uberlândia.

Essa edição foi linda e encantadora. O eventou que reúne pessoas com o mesmo interesse de promover a ampliação cultural para crianças e adolescentes contou com muitas atrações musicais, artísticas, culturais.

Uma verdadeira tarde de cultura e lazer. Você confere no vídeo de cobertura como foi a 7ª edição do Alvorada Cultural.


Veja as fotos do evento na Fan page do EMCANTAR


Até a 8ª edição em 2015!

Projeto Curupira: Vídeo do evento de encerramento

O Projeto Curupira encerrou suas atividades com uma apresentação artística inspirada nas "Memórias de Infância".
A gente falou mais sobre esse espetáculo no post: "Memórias de Infância - Espetáculo Artístico Projeto Curupira

Confira o vídeo de cobertura do evento e fique com o gostinho de como foi essa apresentação e o trabalho desenvolvido durante todo 2014 com muito amor e carinho.


Lançamento Kit Tecnologia Escutatória

Durante o ano de 2014 o blog mostrou pra vocês todo o processo de produção do Kit Tecnologia Escutatória. 

O kit é o resultado do trabalho de dezenas de crianças e adolescentes do setor leste de Uberlândia que participaram do Projeto Tecnologia Escutatória. O produto final do projeto foi distribuído gratuitamente para a comunidade e participantes no evento "Alvorada Cultural" no dia 06 de Dezembro e foi encaminhado para instituições parceiras, escolas públicas e instituições de culturais e educacionais da cidade.

O produto é composto por um DVD, com curtas-metragens produzidos pelas crianças e adolescentes por meio de celulares nas Oficinas de Audiovisual e um livro, com histórias, poemas e ilustrações produzido nas Oficinas de Criação Literária.

Confira algumas fotos dessa turma no evento de lançamento:





sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

"Memórias de Infância" - Espetáculo artístico Projeto Curupira

As mais de cem crianças atendidas pelo projeto subiram ao palco e mostraram seus talentos desenvolvidos ao longo de 2014.
O espetáculo inédito, com o tema “Memórias da infância”, foi apresentado pelos pequenos durante a festa de fim de ano que aconteceu no Educandário Lar da Criança.
Segundo Francine Rezende, coordenadora das oficinas do Projeto realizado há oito anos em Araguari, o contexto do espetáculo foi criado pelas próprias crianças a partir de uma obra do grupo mineiro Ponto de Partida.
“Tudo foi preparado com muito entusiasmo por todos nós, principalmente, pelas crianças, que demonstram neste momento muito comprometimento com o trabalho realizado ao longo do ano”, disse.
Por meio de oficinas em Cultura e Artes & Educação Ambiental, as quais acontecem todas as terças e quintas-feiras, o Projeto Curupira busca promover o desenvolvimento humano dessas crianças que têm entre 04 e 12 anos.
Sua realização só é possível por meio da sólida parceria entre EMCANTAR, SICOOB Aracoop, Ozanam – Programa de Assistência Familiar, CDL Araguari e Educandário Lar da Criança.

Confira as fotos da apresentação artística do Projeto Curupira


















Crianças das oficinas de Artes Integradas irão se apresentar no Alvorada Cultural

O maior evento cultural do setor leste de Uberlândia acontecerá no próximo dia 06 de dezembro no bairro Alvorada. Trata-se da sétima edição do Alvorada Cultural, que é na verdade uma grande tarde de cultura e lazer promovida pela Associação EMCANTAR, em parceria com o Programa Transforma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

“Nesta edição, contaremos com muitas atrações, espetáculos, brincadeiras e serviços oferecidos à comunidade. Esperamos todos para este grande evento que realizamos anualmente com muito carinho”, diz Ana Paula Rabelo, coordenadora geral do EMCANTAR.


Uma das atrações do evento será o espetáculo produzido pelas crianças do Projeto Canto, Teatro e Percussão. Segundo a coordenadora das oficinas do Projeto, Ana Lopez, a ideia do espetáculo surgiu ainda no início do ano, quando aos meninos foi apresentada a obra Cidades Invisíveis de Ítalo Calvino, na qual o Viajante Marco Polo conta histórias de cidades imaginárias para o imperador Kublai Khan. 

“O diálogo fantástico entre os personagens despertou nos participantes do Projeto a vontade de recontar as histórias apresentadas. Histórias, cenas e músicas começaram então a compor um divertido roteiro, no qual os meninos quiseram falar sobre sonho e imaginação”, conta Lopez.
Durante as oficinas do Projeto, que acontecem semanalmente, foram promovidas diversas atividades de apreciação de obras e conteúdos musicais, vivência de jogos teatrais, danças e ritmos de manifestações populares como Congada, Coco, Cavalinho e Moçambique. “Além disso, a meninada teve contato com outros grupos teatrais da cidade, o que os deu a oportunidade de ampliar ainda mais seu olhar estético e a pensar o espetáculo que será apresentado no Alvorada Cultural de forma mais cuidadosa”, enfatiza a coordenadora das oficinas.

Outras atrações

No Alvorada Cultural deste dia 06 de dezembro, haverá ainda diversas outras apresentações artísticas de projetos sociais realizados no Programa Transforma. São eles: Projeto Parangolé com Crianças; Projeto Tecnologia Escutatória com lançamento de Kit com Livro e DVD; Projeto Orquestra Jovem; e outras atrações como a apresentação da peça ‘Alibabá’ com o grupo de teatro Trupe de Truões;  alunos da ICASU e a Banda Ab´surdos; além de brincadeiras, sorteios e tendas de serviços comunitários.

Serviço

Alvorada Cultural
Local: Clube CESAG - Rua Maria Augusta de Morais, nº 04 - sala 04 - Alvorada
Horário: 16h às 20h30

Transporte gratuito!
Haverá transporte gratuito para o ‘Alvorada Cultural’ a partir das 15h30 e partindo dos seguintes locais:
- Escola Estadual Jardim Ipanema – bairro Ipanema
- Escola Municipal Joel Cupertino – bairro Dom Almir 
- Escola Municipal Hilda Leão Carneiro – bairro Morumbi
- Escola Municipal Irene Monteiro Jorge – bairro Morumbi
O retorno do transporte gratuito para estes mesmos pontos ocorrerá após o término do evento.



quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Livro e DVD das Oficinas de Criação Literária e Audiovisual será lançado no Alvorada Cultural

Durante todo o ano de 2014, dezenas de crianças e adolescentes de escolas públicas do setor de leste de Uberlândia participaram semanalmente das oficinas de literatura e audiovisual do Projeto social de arte-educação Tecnologia Escutatória, realizado pela Associação EMCANTAR e pelo Instituto Algar, em parceria com o Programa Transforma, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e Governo de Minas.

O resultado do trabalho poderá ser conferido no próximo sábado, dia 06, durante o ‘Alvorada Cultural’, uma tarde de cultura e  lazer com diversas atrações gratuitas para a comunidade, que acontecerá no Clube Cesag, a partir das 16h.

Na ocasião, os alunos do Projeto farão o lançamento do Kit Tecnologia Escutatória, composto por um DVD, com curtas-metragens produzidos com celulares, e um livro, com histórias, poemas e ilustrações.



“Este kit é um dos resultados concretos do processo de formação artística e de desenvolvimento humano vivenciados durante o ano no Projeto, em que as crianças e os adolescentes conheceram novas obras e produziram as suas próprias a partir da apreensão de conteúdos estéticos e da expressão de habilidades artísticas, cognitivas e de convivência. O Kit é também um convite à viagem pela infância, imaginação e encantamento”, ressalta Ana Carolina Ferreira, coordenadora do Projeto.


Durante o Alvorada Cultural, haverá ainda distribuição gratuita dos kits, parte dos quais será também doada para instituições parceiras do EMCANTAR e para instituições culturais e educacionais da cidade.

Confira outras atrações do Alvorada Cultural

- Espetáculo do Projeto Parangolé com Crianças;
- Espetáculo do Projeto Oficinas de Canto, Teatro e Percussão;
- Espetáculo do Projeto Orquestra Jovem;
- Espetáculo teatral ‘Ali Babá e os 40 ladrões’ com o grupo Trupe de Truões;
- Apresentação de alunos da ICASU
- show com a Banda Ab´surdos;
- além de brincadeiras, sorteios e tendas de serviços comunitários.



segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Curta :: Kitsune - A lenda


Os alunos das Oficinas de Audiovisual tiveram contato neste final de semestre com algumas lendas gregas e orientais.
A aula se aprofundou principalmente nas lendas das kitsunes (raposas, em japonês) que são muito populares na mitologia japonesa.
É dito que, no Japão, sua imagem representa inteligência e sabedoria e, de acordo com as lendas, são animais com poderes mágicos (místicos), sagrados ou amaldiçoados.

E com um olhar todo especial a turma recriou do seu jeito o modo como essas lendas eram contadas. 




Curta-metragem:: Kitsune - A lenda


Saiba mais sobre a lenda da Kitsune no site Mundo-Nipo


Somando forças no time Escutatória

Da última semana de outubro até o final do ano, as turmas de iniciantes em literatura e audiovisual irão trabalhar em conjunto, somando forças e conhecimentos para aprimorar ainda mais a Tecnologia Escutatória.
Utilizando a metodologia para estudo de gênero dramático desenvolvida por nossa equipe (Confira mais: Metodologia para estudo de gênero dramático em oficinas de literatura) produzimos um texto baseado no conto O barco terrestre, do folclore norte-americano, a partir do qual gravamos diferentes vídeos, utilizando técnicas aprendidas durante o ano de 2014.
Agora sim a gente tem de tudo: cinegrafistas escrevendo e autores com câmeras na mão. Além de divertida, a experiência tem sido extremamente enriquecedora, tanto em relação aos conteúdos artísticos, quanto às relações humanas desenvolvidas. Que venham novos desafios!            


Parodiando as fábulas de esopo

"Então paródia é tipo uma zueira?", pergunta Rafael de Oliveira, 12 anos. Pode-se dizer que sim. A paródia é um intertexto cômico, produzido a partir de músicas, provérbios ou textos literários, com a intenção de provocar o riso. Inspirados pela releitura que Monteiro Lobato fez da clássica fábula sobre A cigarra e a formiga,  escrevemos nossas próprias paródias, reinventando  as velhas morais de Esopo (escritor da Grécia Antiga a quem se atribui a paternidade da fábula como gênero literário). Confira abaixo o resultado e divirta-se!

A Formiga Má

Já houve, entretanto, uma formiga má que não soube compreender a cigarra e com dureza a repeliu de sua porta.

Foi isso na Europa, em pleno inverno, quando a neve recobria o mundo com seu cruel manto de gelo.

A cigarra, como de costume, havia cantado sem parar o estio inteiro e o inverno veio encontrá-la desprovida de tudo, sem casa onde abrigar-se nem folinha que comesse.

Desesperada, bateu à porta da formiga e implorou – emprestado, notem! – uns miseráveis restos de comida. Pagaria com juros altos aquela comida de empréstimo, logo que o tempo o permitisse.

Mas a formiga era uma usurária sem entranhas. Além disso, invejosa. Como não soubesse cantar, tinha ódio à cigarra por vê-la querida de todos os seres.

– Que fazia você durante o bom tempo?

– Eu… eu cantava!…

– Cantava? Pois dance agora, vagabunda! – e fechou-lhe a porta no nariz.

Resultado: a cigarra ali morreu entanguidinha; e quando voltou a primavera o mundo apresentava um aspecto mais triste. É que faltava na música do mundo o som estridente daquela cigarra, morta por causa da avareza da formiga. Mas se a usurária morresse, quem daria pela falta dela?

Moral:
Os artistas, poetas, pintores e músicos são as cigarras da humanidade.
Monteiro Lobato

A lebre e a tartaruga

A lebre sempre dizia que era a melhor de todas e que conseguia ganhar até de um gueopardo, mas a tartaruga, cansada de ver ela contando vantagem, desafiou a lebre para uma corrida. A lebre quase caiu de tanto rir e falou:

- Você tá de brincadeira?

A raposa era a juíza e recebia as apostas. Quando começou a corrida, a lebre percebeu que a tartaruga já estava na linha de chegada. A lebre desesperada perguntou:

- Como?! Você me passou?!

E a tartaruga falou:

- Claro. Eu sou um gueopardo fantasiado de tartaruga.


Moral:
 Não fale do que você não tem certeza.
Rafael Oliveira, Rafael Marçal e Enrique Fernandes

A raposa e a cegonha

Num belo dia, a raposa, querendo pregar uma peça, convidou a cegonha para jantar em sua casa. Chegando lá, a raposa serviu uma sopa num prato raso. A raposa bebeu tudo, mas a pobre cegonha não bebeu nada e foi morrendo de fome para casa. No outro dia, a cegonha chamou a raposa para tomar sopa na sua casa e quando sentaram na mesa, a cegonha colocou um jarro grande, de bico fino, para que só ela pudesse tomar. Mas a raposa, nada besta, levou um canudo e bebeu tudo, sem deixar sobrar uma gota.

“Ela acha que me engana...”

Moral:
Seja esperto.
Rafael de Oliveira, Rafael Marçal e Enrique Fernandes

O leão e o ratinho

Um dia, o leão estava dormindo na sua pedra, quando passou um ratinho em cima dele. O leão acordou, prendeu o ratinho entre suas patas e o comeu.

Moral:
Nunca pise em quem é maior do que você.
Renato Augusto e Marco Túlio de Souza

O ratinho da cidade e o ratinho do campo

 Certo dia, o ratinho do campo foi à casa de seu amigo que vivia na cidade. Chegando lá, ele viu seu amigo jogado na rua e perguntou:

- Meu amigo, o que você está fazendo aí jogado?

O amigo respondeu:

- Perdi tudo o que tinha! Minha, casa, meu carro, tudo...

- Mas o que aconteceu? Você foi roubado?

- Eu perdi tudo jogando no cassino.

- Então venha comigo para a minha fazenda e lá iremos resolver isso.

- Não, obrigado! Prefiro ficar aqui na rua do que naquela sua fazenda miserável!
 
Moral:
Saiba escolher melhor os seus amigos.
Renato Augusto e Marco Túlio de Souza

O urso e as abelhas

Dois ursos estavam andando pela floresta e encontraram uma árvore caída. Um dos ursos sentou na árvore e não percebeu que tinha uma colmeia ali. Ele se mexeu e as abelhas se revoltaram e atacaram os ursos. Eles ficaram com muita raiva e começaram a morder e arranhar o tronco, mas quando as abelhas saíram, eles tiveram que correr até conseguir achar um lago para pular.

Moral:
Nunca sente num lugar que você não observou.
Vitor Martins