NOVO BLOG!

Conheça o blog do projeto Transforma Oficinas de Artes Cênicas

Tecnologia ESCUTATÓRIA

Conheça sobre a tecnologia educacional

Literatura

Incentivo a leitura

Acesse

Outros projetos sociais

Pages

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Informativo Curupira

O Curupira é um Projeto de formação em Cultura e Artes & Educação Ambiental realizado desde 2007 em Araguari-MG. 
Você pode conferir todas as ações e os resultados do Projeto neste informativo. Acesse o material completo aqui.


terça-feira, 19 de agosto de 2014

Processo de criação - Referências e vivências

"Oficinas de Canto, Teatro e Percussão" é mais um projeto social de arte-educação realizado pelo EMCANTAR. O projeto tem foco na vivência e criação em linguagens artísticas integradas com realização de oficinas semanais com crianças e adolescentes alunos de escolas públicas do setor leste de Uberlândia-MG.
Um dos desafios do projeto é produzir uma apresentação artística inédita que será destaque em um evento de mobilização cultural na região leste de Uberlândia.


"Cidades Invisíveis" é o mote para a produção artística que será apresentada em Novembro pelos participantes. Para isso, os oficineiros trabalham com o texto Cidades Invisíveis de Ítalo Calvino que tem dado base a criação cênica e dramatúrgica. A obra é um relato de um viajante sobre diversas cidades imaginadas que dão lugar a um novo tempo e espaço que só se alcança no PENSAMENTO.

A concepção estética da produção artística busca referências do teatro contemporâneo, onde a gestualidade se compõe de modo não realista, com ações sobrepostas, explorando elementos de repetição e duração. Um bom exemplo é o vídeo do BOB Wilson - Shakespeares Sonette.


Outra vertente artística que está sendo explorando nas oficinas é a criação a partir de vivências de danças brasileiras, como o COCO, Moçambique e a Congada. Com base nesses ritmos,os participante iniciam um processo de criação de percussão corporal.

Vídeo do Grupo Barbatuques - RIO 2 - Beautiful Creatures



O repertório musical apresentado aso participantes varia de Pixinguinha à Heitor Vila-lobos, como o clássico Trenzinho do Caipira. Fique atento ao blog para ver todas as novidades deste e outros projetos.

FACEBOOK GRUPO EMCANTAR

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Os anos da brilhantina


Que tal reviver a época dourada?
Os alunos da turma de audiovisual embarcaram nos anos 60, uma época que viveu uma explosão de juventude em todos os aspectos. Era a vez dos jovens e os seus ideais de liberdade.
Para produzir o próximo vídeo a garotada fez uma verdadeira imersão nos anos da brilhantina. A pesquisa passou pela moda, pelas gírias e expressões que eram costumes da patota. A produção contou inclusive com confecção de figurino.

É uma brasa, mora! Em breve você confere o vídeo aqui no Blog do Projeto.








quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Roda de Leitura

No dia 30/07, recebemos um voluntário do Instituto Algar, chamado Gustavo Nogueira, para uma roda de leitura com nossa turma de iniciantes em literatura. Juntos, lemos uma história de arrepiar chamada "O Mistério da Casa Fantasma" e produzimos ilustrações tenebrosas, cheias de fantasmas, morcegos e casarões abandonados.







Adoramos a visita e ficamos ansiosos pela próxima!

Meu amigo de infância!

Uma brincadeira virou filme nas oficinas de audiovisual.
Depois de uma dinâmica onde cada participante contava sobre os amigos que os acompanharam desde a infância, essa turma resolveu contar uma história sobre os encontros e desencontros que tiveram com seus amigos de infância.
O filme produzido foi baseado na linguagem cinematográfica: documentário.

Confira o vídeo: Meu amigo de infância!


Vocês podem acompanhar as novidades dos projetos desenvolvidos pelo EMCANTAR através da nossa página no facebook: http://www.facebook.com/emcantar