NOVO BLOG!

Conheça o blog do projeto Transforma Oficinas de Artes Cênicas

Tecnologia ESCUTATÓRIA

Conheça sobre a tecnologia educacional

Literatura

Incentivo a leitura

Acesse

Outros projetos sociais

Pages

terça-feira, 29 de julho de 2014

Você sabe o que é lipograma?

Você sabe o que é lipograma?

Um lipograma (do grego lipo, que quer dizer "retirar") é um texto no qual uma determinada letra do alfabeto é propositadamente suprimida. Além de ser divertido, escrever um lipograma é um tremendo exercício de linguagem, que faz pensar bastante sobre o processo de produção literária. No dia 22 de julho, topamos o desafio e nos propusemos a escrever pequenas narrativas, sem usar a letra "e". Diversas vezes, precisamos alterar os acontecimentos de nossas narrativas, trocar alguns personagens por outros e até mesmo buscar sinônimos em dicionários. Confira abaixo alguns de nossos lipogramas:




Um dia uma galinha botou um ovo na minha casa.
Saiu um pintinho, foi ficando gordinho.
Já tá cozinhando.
Já tá pronto.
Ficou gostoso.
Autor: Gabriel Aparecido dos Santos Valadão

Um dia o galo cantou muito alto com a voz muito bonita.
O Cláudio ouviu.
No outro dia, voltou lá com muitos amigos.
Todos acharam muito bonito ouvir o galo cantar.
Autor: Cláudio Nascimento Evangelista

Um dia, Camila foi viajar para a França, país no qual sua avó morava. 
Lá, tinha um garoto muito bonito, chamado Paulo.
O garoto achava o rosto da Camila bonito.
Todo dia, Paulo ia para o jardim da casa da avó da Camila para gritar:
"Camila, sai pra fora pra brincar comigo!"
Camila saía, mas falava: "Agora não."
Mas no fim...
Camila acabou casando com o garoto.
Autor: Mikaelly Victoria Silva de Oliveira

Um dia, uma raposa faminta foi caçar uma galinha no quintal da D. Priscila. 
Na casa, D. Priscila tomava chá distraída, com uma amiga: D. Ana.
A raposa invadiu o quintal, fugiu com uma galinha, mas na trilha, acabou caindo.
Lá vai o almoço...
Ana Cláudia da Silva

Como fazer um caleidoscópio - Passo a passo


Caleidoscópio: objeto de ver imagens belas. Tudo que abriga espelhos inclinados e caquinhos de vidro colorido, miçangas ou papéis multicores. A luz entra pela janela de um lado triangular e a janela do outro lado é de enxergar. Ao girar, formam-se combinações infinitas de imagens em cores variadas. O nome caleidoscópio deriva das palavras gregas kalos "belo, bonito" - eidos "imagem, figura" - scopeo "olhar (para), observar".

Confira o passo a passo para construir o seu caleidoscópio


Materiais:
03 lâminas de espelho (04cm x 20cm)
01 pedaço de plástico transparente
Fita adesiva
Cartolina
Papéis coloridos
Cola
Tesoura
Miçangas, lantejoulas, canudinhos e outros materiais transparentes.

Passo a passo:

1) Una as 3 lâminas de espelho formando um prisma. Fixe com fita adesiva.
2) Cubra uma das extremidades com plástico transparente.

3) Fixe com fita adesiva um triângulo de cartolina na outra extremidade.

4) Faça um furo na cartolina (visor).
5) Faça um reservatório usando uma tira de cartolina para colocar miçangas, lantejoulas, canudinhos, picados, dentre outros materiais transparentes. Fixe esse reservatório com fita adesiva.

6) Coloque os materiais transparentes no reservatório.


7) Cubra a ponta do instrumento com plástico transparente.

8) Embale o prisma com cartolina para deixá-lo protegido.

9) Encape com papel colorido. Faça colagens e desenhos.


Agora é só brincar: gire o brinquedo e veja as formas que aparecem!


quinta-feira, 24 de julho de 2014

Tudo Azul no Tecnologia Escutatória!


As turminhas do Projeto Tecnologia Escutatória iniciaram o semestre no Azul. O novo uniforme do projeto chegou para colorir ainda mais os dias dessa garotada.






 

segunda-feira, 14 de julho de 2014

15 GRANDES LIVROS PRA ENCANTAR PEQUENOS LEITORES

Com a preocupação de incentivar as crianças ao hábito da leitura literária, elaboramos uma lista de sugestões para o trabalho em oficinas e aulas de literatura, baseada em critérios como: a opinião da crítica especializada; o potencial das obras escolhidas para o acesso às emoções; a possibilidade de se levantar debates e discussões a partir das leituras realizadas em grupo; e – é claro – a preocupação dos autores com o modo de usar a linguagem.

  1. Abrindo Caminho - Ana Maria Machado


No meio do caminho de Carlos tinha uma pedra. Assim começa essa preciosa narrativa, com intertextos que vão de Dante Alighieri a Tom Jobim; mostrando ao leitor que obstáculos existem para possibilitar a abertura de novas estradas para a humanidade. Uma poética homenagem aos corajosos desbravadores que nosso mundo já viu, capaz de encantar e ampliar repertórios culturais.



2. Era uma vez um tirano

Era uma vez um país muito divertido que, por descuido e um pouco de preguiça, deixou-se dominar pelo Tirano. E era uma vez crianças que só queriam rir, brincar e se divertir. Suas armas para desafiar o Tirano e trazer de volta a alegria eram: um arco-íris no bolso, uma canção no corpo e uma chuvarada de estrelas. Uma fábula divertida e que faz pensar.





3. Flicts - Ziraldo

Editado pela primeira vez em 1969, e traduzido para diversos idiomas, Flicts conta a história de uma cor procurando o seu lugar no mundo. Com ilustrações sugestivas e uma linguagem de pura poesia, a narrativa permite a discussão de temas diversos, dentre os quais: o preconceito e a discriminação.





4. O Menino Maluquinho - Ziraldo

O maior sucesso editorial de Ziraldo – que hoje faz parte do imaginário brasileiro – não pode faltar na vida literária de nenhuma criança. Repleto de diversão e bom humor, “O menino maluquinho” é o próprio espírito da infância, capaz de estabelecer laços imediatos de empatia com os pequenos leitores. Uma versão integral do livro está disponível no site oficial do autor: http://www.ziraldo.com.br.





5. Os Fantásticos Livro Voadores de Modesto Máximo - William Joyce

Quando o simpático Modesto Máximo se vê sem palavras, diante de um furacão que arrasa sua cidade, somente os livros poderão ajudá-lo a reescrever sua história. Com referências a “O mágico de Oz”, “Alice no País das Maravilhas” e outros clássicos; a obra é uma declaração de amor à literatura, capaz de despertar o interesse das crianças pelos livros. O curta-metragem baseado no texto (vencedor do Oscar de melhor curta-metragem animado, em 2012) se encontra disponível no seguinte link: http://www.youtube.com/watch?v=LjkdEvMM5xs.

6. Onde tem Bruxa, tem Fada - Bartolomeu Campos Queirós

Por meio de um belo trabalho com a linguagem, o texto nos conta a história de uma fada, num mundo em que a fantasia se perdeu e no qual as crianças mal conseguem identificar aquilo que desejam. Numa crítica aos valores impostos pela sociedade, o livro nos faz pensar sobre nossas reais necessidades e nos encanta pela proposta de dar nova vida à imaginação.





7. Ou Isto ou Aquilo - Cecília Meireles

Publicado em 1964, este belíssimo conjunto de poemas conquistou diversas gerações, por sua permanente capacidade de sensibilizar as crianças, fazendo referências ao universo infantil. Brincando com as palavras, por meio de cantigas de ninar, cantigas de roda e trava-línguas, Cecília Meireles nos põe em contato com uma poesia de grande leveza e qualidade estética.





8. Exercícios de Ser Criança - Manoel de Barros

Mesclando textos e tecidos, bordados de despropósitos, Manoel de Barros nos presenteia com duas narrativas, escritas em prosa poética, nas quais o leitor irá se deparar com os maravilhosos absurdos criados pela imaginação de uma criança. Nas palavras do poeta: “a liberdade e a poesia a gente aprende com as crianças”.





9. A Maior Flor do Mundo - José Saramago

Poucos contos são narrados com tanta singeleza e sensibilidade quanto este. Nada menos do que se poderia esperar de um dos grandes mestres da literatura portuguesa, que neste livro se faz um personagem, cuja proposta é a de contar – “com palavras muito simples” – uma história para crianças. Um texto com aura de conto de fadas, que desafia os pequenos leitores a se tornarem contadores de histórias.





10. O Mistério do Coelho Pensante: e Outros Contos - Clarice Lispector

Em seus contos infantis, Clarice Lispector dirige-se direta e claramente às crianças, dialogando com elas, com toda a delicadeza de que só ela é capaz, enquanto lhes propõe refletir sobre as mais complexas questões de nossa existência. Composto pelos textos: “O Mistério do Coelho Pensante”, “A mulher que Matou os Peixes”, “A Vida Íntima de Laura” e “Quase de Verdade”, este livro é um maravilhoso representante de nossa literatura infanto-juvenil.



11. Onde Vivem os Monstros - Maurice Sendak


Uma aventura cheia de imaginação e brincadeira, que mescla realidade e fantasia, trazendo reflexões sobre: nossas escolhas, o enfrentamento de nossos medos, a criatividade e a importância da família. Mundialmente premiado, “Onde Vivem os Monstros” é uma belíssima obra da literatura infantil contemporânea, com ilustrações repletas de significado e um desfecho de pura ternura.



12. Fita Verde no Cabelo: Nova Velha Estória - Guimarães Rosa

Nesse livro, o clássico “Chapeuzinho Vermelho” é recontado pelo mestre Guimarães Rosa, de um modo que permite ao jovem leitor embrenhar-se por uma vasta rede de interpretações. Repleta de metáforas e simbolismos, a narrativa conta com toda a potência da escrita de Rosa, enquanto faz referência a temas como o medo, o amadurecimento e a morte.





13. Os Lobos Dentro das Paredes - Neil Gaiman

A pequena Lucy tem certeza de que existem lobos dentro das paredes de sua casa e sabe que se eles saírem “está tudo acabado”. Uma narrativa cheia de mistério e fantasia, com um final surpreendente, que nos faz pensar sobre o medo e os lobos que vivem em nossas paredes. Com ilustrações de Dave McKean, este livro é uma obra-prima da literatura infanto-juvenil.





14. O Gato e o Escuro - Mia Couto

Pintalgato vive sendo alertado pela mãe para que não ultrapasse a fronteira do dia. Mas, louco para descobrir o que se esconde sob a sombra da noite, ele decide se aventurar e acaba tendo um encontro inusitado com o escuro. Uma narrativa envolvente, salpicada de poesia, sobre curiosidade, ousadia e a descoberta do desconhecido; escrita com toda a qualidade literária deste autor moçambicano que vem despontando na atualidade.



15. Espelho - Suzy Lee

É difícil escolher apenas um, dentre os belíssimos livros-imagem da coreana Suzy Lee. A artista prova que nem sempre são necessárias palavras para contar uma história e com ilustrações de altíssima graça, simplicidade e qualidade artística, nos traz a história de uma menina que transforma o autoconhecimento numa brincadeira, mesclando ilusão e realidade, ao caminhar para um desfecho inesperado.





Seleção elaborada por Aline Caixeta Rodrigues: formada em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia e oficineira de literatura do grupo Emcantar.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Boletim do Programa Transforma

Você já pode conferir o 1º Boletim do Programa Transforma online. A publicação tem o objetivo de promover o alinhamento e a divulgação das ações realizadas no Programa Transforma.
O Programa é uma iniciativa do Instituto Algar e com a Assessoria Educacional do EMCANTAR.

Clique na imagem e confira as notícias do 1º trimestre de atividades do Programa.


Educação audiovisual nas periferias pode ser um diferencial na educação brasileira

Segundo estudos da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP a educação audiovisual pode ser um dos grandes diferenciais para a educação brasileira.



A Educação Audiovisual Popular promove atividades educativas gratuitas voltadas, entre outros objetivos, ao ensino dos meios de realização audiovisual especialmente para cinema.
O público-alvo destas atividades são jovens moradores de bairros urbanos localizados em bolsões de pobreza, ou grupos socialmente marginalizados, tais como comunidades indígenas e quilombolas, portadores de necessidades especiais, frequentadores de Centros Psicossociais (CAPS e CAPS/AD), dentre outros.
Ainda segundo a cineasta, “o Brasil é uma liderança na produção de tecnologias de educação para as mídias (internacionalmente mais conhecida como Media Literacy), porém necessita do surgimento de políticas públicas de incentivo que, aliadas às iniciativas do terceiro setor, possam fomentar projetos que dêem conta dos eixos centrais dos projetos vinculados à EAP: a gestão (compartilhada por professores e alunos), o espaço (ambientes agradáveis que estimulem a convivência), a adesão (alimentação durante o período do curso, auxílio-transporte e bolsa de estudos) e a interação (liberdade de atuação e estímulo à experimentação pedagógica, exploração)”.

Para ver mais informações sobre os detalhes deste estudo sobre a Educação Audiovisual Popular acesse os links:

O Projeto Tecnologia Escutatória realizado pelo EMCANTAR realiza oficinas semanais com crianças e adolescentes moradores da zona leste de Uberlândia e frequentadores das Escolas Públicas de bairros dessa região.

*Fonte: Uol Educação / Agência USP de Notícias